Anna Freud Centre é uma instituição de referência internacional na área da saúde mental infantil e juvenil, fundada em 1952 por Anna Freud, em colaboração com Dorothy Burlingham.
Inicialmente designado por The Hampstead Child Therapy Course and Clinic, o centro foi criado com o objetivo de:
Formar psicoterapeutas infantis, com base nos princípios psicanalíticos de Anna Freud;
Prestar apoio clínico a crianças e famílias;
Desenvolver investigação sobre o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças.
Em 1984, após a morte de Anna Freud, a instituição passou a chamar-se oficialmente Anna Freud Centre, em sua homenagem. Desde então, manteve e aprofundou o seu compromisso com uma abordagem integradora, aliando a psicanálise à investigação científica e às práticas clínicas contemporâneas.
A partir dos anos 2000, sob a direção de Peter Fonagy, o centro expandiu significativamente a sua atuação, tornando-se um dos principais polos internacionais no desenvolvimento da teoria da mentalização (com a criação do Tratamento Baseado na Mentalização – MBT) e na promoção da ciência do desenvolvimento.
Disponível em: https://www.annafreud.org/
Anna Freud (1895–1982) foi a filha mais nova de Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Seguiu os passos do pai, tornando-se uma psicanalista influente, especialmente no campo do desenvolvimento infantil.
Foi pioneira na psicanálise infantil, observava crianças e procurava compreender as suas dificuldades emocionais no contexto do desenvolvimento.
Anna Freud deu ênfase aos mecanismos de defesa do ego, que são estratégias inconscientes utilizadas para lidar com conflitos internos. Escreveu a obra "O Ego e os Mecanismos de Defesa" (1936), que continua a ser uma referência até aos dias de hoje. Trabalhou intensamente com crianças traumatizadas durante e após a Segunda Guerra Mundial.
Peter Fonagy é um psicólogo clínico, psicanalista e investigador húngaro-britânico, amplamente reconhecido pelos seus contributos na área da saúde mental infantil e adolescente. É uma das figuras centrais no desenvolvimento da teoria da mentalização e co-criador do Tratamento Baseado na Mentalização (MBT). Atualmente, é diretor do Anna Freud Centre e professor no University College London (UCL), onde lidera investigação sobre o impacto das relações precoces no desenvolvimento emocional.
Anthony W. Bateman é um psicoterapeuta e psiquiatra britânico, amplamente conhecido pelos seus contributos no campo da psicoterapia psicodinâmica e pela criação do Tratamento Baseado na Mentalização (MBT). Em colaboração com Peter Fonagy, Bateman desenvolveu esta abordagem terapêutica inovadora, especialmente eficaz no tratamento de pessoas com transtorno de personalidade borderline.
Sheila Redfern é uma psicóloga clínica que tem trabalhado no Anna Freud Centre, em Londres, onde tem desenvolvido e implementado intervenções terapêuticas para famílias e crianças. Um dos seus focos principais tem sido o desenvolvimento de programas de parentalidade reflexiva, que visam ajudar os pais a compreender melhor os seus próprios estados emocionais e os dos seus filhos.
"Todos nós temos saúde mental" - We all have mental health
"Falar de Saúde Mental" - Talking Mental Health
"Envolver os Pais" - Engaging Parents
"O que é a Mentalização?" - What is Mentalization?
Entrevista a Peter Fonagy, diretor do Anna Fredu Centre
"Tratamentos baseados na mentalização com crianças, jovens e famílias" - Mentalization Based Treatments with Children, Young People and Families