A parentalidade é uma viagem que dura toda a vida e a única preparação que a maioria das pessoas tem é a forma como foram educadas.
Não existe uma forma certa ou errada de ser pai ou mãe.
É importante que estejamos mais conscientes da forma como somos pais, para que possamos compreender o que influencia a nossa parentalidade e as nossas reacções e como somos influenciados por pensamentos, sentimentos, crenças e acontecimentos externos.
Redfern, S., Cooper, A., & Cooper, A. (2015). Reflective parenting: A guide to understanding what's going on in your child's mind. Routledge.“Mentalização refere-se a uma faceta da imaginação humana:
a capacidade de reconhecer estados mentais (desejos, necessidades, sentimentos, pensamentos, crenças e intenções) em si e nos outros, principalmente para explicar os seus comportamentos.”
A Parentalidade Reflexiva é uma abordagem parental com ligações teóricas à mentalização e ao funcionamento reflexivo.
A Parentalidade Reflexiva ajuda os adultos a mentalizarem-se a si próprios e aos seus filhos - a manterem a mente dos seus filhos em mente.
O Programa de Parentalidade Reflexiva é um programa de psico-educação de 8 sessões em grupo baseado na teoria da mentalização.
Origens da teoria:
A mentalização surge como uma ideia híbrida a partir da: Filosofia da Mente, Estudos de Vinculação, Teoria dos Sistemas, Psicanálise, Investigação sobre Desenvolvimento da Cognição Social e Neurociência.
Os pais com um elevado nível de Funcionamento Reflexivo (FR) têm um histórico de vinculação segura e maior probabilidade dos seus filhos serem crianças com uma vinculação segura.
A vinculação segura é um dos melhores preditores de resiliência na vida adulta.
A vinculação segura está associada a competências de mentalização e à Teoria da Mente (Fonagy, Redfern e Charman, 1997).
A Parentalidade Reflexiva ensina a criança a conhecer as suas emoções, a reconhecê-las e então a controlá-las (regulação emocional).
A Parentalidade Reflexiva ajuda o bebé e a criança pequena a compreender outras mentes e outras perspectivas, a interagir com o mundo.